quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TECIDO - SOUSPLAT

Sousplat de tecido


Passo 1) Separar os materiais: Cola branca cascorez (tubo azul), tinta acrílica branca, goma laca incolor, tecido 100% algodão, tesoura, lápis, pincel, prato para molde, sousplat de MDF e papel cartão.


Passo 2) Passe 2 demãos de tinta acrílica branca por todo o sousplat. Esse procedimento é fundamental, principalmente, quando usamos tecidos claros, evitando que o fundo da madeira escureça o tecido.


Passo 3) Enquanto seu sousplat vai secando, pegue um prato um pouco menor (que servirá como molde para riscar e cortar o papel cartão).



Passo 4) Após cortar o papel cartão, coloque-o sobre o tecido e corte o mesmo deixando um excesso nas bordas de cerca de 3cm. Passe a cola na parte branca do papel cartão (nunca no tecido) e faça pressão colando o tecido por toda a superfície sem deixar bolhas. Deixe secar utilizando um peso, como uma lista telefônica, evitando que o papel fique curvado.
Importante: Como o formato é redondo, os acabamentos são mais complicados. Vocês deverão fazer vários picotes no excesso de tecido e dobrá-lo para o interior, colando perfeitamente no papel.


Passo 5) Para colar o tecido na madeira, comece pelo centro até chegar as bordas evitando qualquer bolha. Faça o mesmo procedimento feito no papel cartão. Deixe o excesso na borda, faça os picotes e dobre para o interior.
Em seguida passe cola branca no fundo da peça e cole o papel cartão já revestido com o tecido.



Passo 6) Por fim, passe a goma laca incolor por toda a peça, ela funciona como impermeabilizante. Deixe secar e pronto!!!
Para limpar o pincel utilizado para passar a goma laca, use álcool.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário